Inscrições

As inscrições da edição 2024 do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa estão abertas do dia 4 de março, a partir das 12h (horário de Brasília), até 24 de março, às 23h59.

Podem ser inscritas obras editadas em qualquer lugar do mundo, desde que escritas originalmente em língua portuguesa, nos gêneros poesia, romance, conto, crônica e dramaturgia, e publicadas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023. A premiação é aberta a livros impressos e digitais, sejam de editoras ou autopublicações.

Autores e editores podem inscrever quantas obras desejarem, de forma totalmente gratuita e online. A inscrição deve seguir todos os requisitos estipulados no regulamento para ser validada.

Leia o regulamento, preencha a ficha de inscrição e envie a obra em formato PDF através dos links abaixo.

Inscreva-se aqui

Acesse o Regulamento do Oceanos 2024

Avaliação

O processo de avaliação do Prêmio é realizado em três etapas consecutivas.

Na primeira etapa, as obras com inscrição validada são lidas e avaliadas por dois júris internacionais compostos por escritores, poetas, professores e críticos literários dos países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Ao  final dessa etapa, são escolhidos os livros semifinalistas das categorias “poesia” e “prosa e/ou dramaturgia”.

Os primeiros júris elegem por votação os júris subsequentes.

Na segunda etapa, os júris intermediários, elegem as obras finalistas de “poesia” e de “prosa e/ou dramaturgia”. Por fim, na terceira etapa, os júris finais selecionam dois livros vencedores, um de poesia e um de prosa e/ou dramaturgia. O valor total da premiação, dividido entre os dois vencedores, é de 300 mil reais.

O cronograma das datas de divulgação dos selecionados em cada etapa ainda será divulgado.

O processo de avaliação do Prêmio conta com a supervisão dos curadores Manuel da Costa Pinto, do Brasil, Isabel Lucas, de Portugal, João Baptista Fenhane, de Moçambique, e Matilde Santos, de Cabo Verde, com coordenação da gestora cultural luso-brasileira Selma Caetano.

Edição passada

A edição 2023 do Oceanos teve 2.654 livros inscritos de autores de 12 nacionalidades, publicados em oito países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Estados Unidos, Itália, Moçambique, Portugal e Reino Unido. O anúncio dos dois vencedores – o cabo-verdiano Joaquim Arena e a suíça naturalizada brasileira Prisca Agustoni – aconteceu em São Paulo, capital, na sede do Itaú Cultural.

O encontro foi conduzido pela atriz Fernanda D’Umbra e teve performance da slammer Luz Ribeiro e apresentação do escritor Santiago Nazarian, jurados desta edição do Prêmio. Selma Caetano, diretora da Oceanos Cultura, responsável pela gestão da premiação, abriu a cerimônia. Estiveram presentes, ainda, o Cônsul-Geral de Portugal em São Paulo, António Pedro Rodrigues da Silva, a Diretora do Instituto Camões no Brasil, Alexandra Pinho, o superintendente do Itaú Cultural, Jader Rosa, além de jurados da premiação e dos poetas brasileiros finalistas Claudia Roquette-Pinto, Guilherme Gontijo Flores e Prisca Agustoni.

“O Prêmio Oceanos é um trabalho coletivo constante de promoção da língua portuguesa, e existe para colocar os leitores diante da produção literária da geração contemporânea de escritores do idioma – geração esta que é muito bem representada pelos 10 livros finalistas de 2023” disse Selma. “Títulos que, sem exceção, nos arrancam da imobilidade ao reconhecer e denunciar traumas passados e recentes, e apontar novas perspectivas”, completou.

Parcerias

O Oceanos é realizado via Lei de Incentivo à Cultura, pelo Ministério da Cultura, e conta com o patrocínio do Banco Itaú e da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas da República Portuguesa; o apoio do Itaú Cultural, da Biblioteca Nacional de Moçambique e do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde; e com o apoio institucional da CPLP. O Prêmio Oceanos é administrado pela Associação Oceanos.